www.google.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

TÉCNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Ao indagar o que seria hipertexto, imaginei que a resposta seria tão objetiva quanto a pergunta. Mas, para minha surpresa, a própria definição diz que hipertexto é um texto de formato digital agregado a outros conjuntos de formação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo o acesso se dar através de hiperlinks ou simplesmente links. Como a própria definição deixou discorrer que esses links ocorrem na forma destacado no texto principal, usei de curiosidade navegar. Confesso que cheguei a me perder no retorno não só uma vez, mas várias vezes. O hiperlinks é macro. Este abre um leque onde nos ramifica a uma construção de conhecimentos através das redes informativas que o hipertexto nos fornece. Esta experiencia foi relevante, porque foi a minha primeira navegação no hipertexto e equiparo-a a Américo Vespúcio em suas navegações e descobertas pois esta navegação a cada texto uma descoberto de ligações interligadas ao mesmo assunto dando continuidade de forma holística, de modelo organizada e de formação e de produção contextualizada. Como Américo na descoberta do caminho das Índias, fui, uma vez que a tripulação me dava acesso, buscar a origem da palavra que me encantou no mundo do saber: hipertexto. Etimologicamente vem do Grego seu prefixo hiper que significa sobre e alem. Este nos remete a superação das limitações lineares ou seja possibilitam a representação do nosso pensamento, não seqüencial do antigo texto escrito, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas. O termo supra citado foi cunhado em 1965 e é conhecido como hipermídia este tem como autor o filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário