www.google.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TECNOLOGIA NA ESCOLA

Em uma atividade de matemática do Programa Gestão da Aprendizagem,
descobrimos que esta atividade é relevante e que lança redes formando assim
um hipertexto utilizando as Tecnologias na Escola.


Atividades

01 – Identifique, na situação proposta na seção 1 desta unidade, a presença ou não das características que definem uma situação- problema, apontadas no texto.

Podemos nos referir a proporcionalidade na alimentação dos animais, na seção 01 apresentada de forma contextualizada, não se reduzindo a aplicações imediatas. Neste sentido a situação proposta requer um processo de resolução.

02 – Analise nas situações propostas no livro didático que você adota, suas semelhanças com problemas e com situações-problema.

Situação problema:
Um homem precisa atravessar um rio levando uma galinha, uma raposa e um saco de milho. Porém, o único barco disponível só pode carregar dois elementos em cada viagem – ele e um de seus pertences. O homem fica em dúvida: se deixar a galinha com o milho, a galinha come o milho; se deixar a raposa com a galinha, a raposa come a galinha. Qual é a saída?

Problema tradicional:
Dona Matilde tem, em seu galinheiro, 2 gansos, 3 galos, 5 galinhas com pintinhos, 7 galinhas sem filhotes, 6 perus e 8 patos. Quantas galinhas há no galinheiro?
Análises – Percebemos no livro didático adotado, que os problemas expressos, exigem uma reorganização de conhecimentos, onde a resolução destes requerem assimilações mentais de conteúdos ( ou conhecimentos ) outrora trabalhados.

03 – Faça uma síntese dos principais pontos a serem observados por você no momento de planejamento de situação matemática a ser trabalhada em sala de aula.

Os pontos considerados são:
  1. Relacionar com a realidade do educando, a qual ele se encontra inserido.
  2. Conhecimentos prévios, segurança, interesse e abertura para o novo.
  3. Situações que levem o educando a um conflito cognitivo, a fim de que o mesmo faça um esforço nesta área para a resolução da mesma.
  4. Construção de novos conhecimentos.
Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação:
Aula 1 - começando a conversa sobre alimentação.


Referencia:


Toledo, Marília Barros de Almeda. Teoria e prática de matemática: como dois e dois, volume único: livro do professor/ Marília Barros de Almeida Toledo, Mauro de Almeida Toledo. – 1º. ed. – São Paulo: FTD, 2009 p.90.92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário