www.google.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROJETO DE PREVENÇÃO

 
PROJETO DE PREVENÇÃO DIGA NÃO ÁS DROGAS SOBRE O OLHAR DO MESTRE
INTRODUÇÃO
O grave problema das drogas, que vem afetando dramaticamente países, regiões, estados, municípios e nestas pessoas, famílias, setores sociais e educacionais, nos levam a crer que é preciso fazer, como cidadãos e educadores conscientes do valor do ser humano e da periculosidade das drogas, primeiramente, um grande mutirão de trabalho preventivo. É nosso dever, também, acionar as instâncias competentes para o cerceamento das poderosas forças que produzem e traficam drogas e para a pronta recuperação dos atingidos por elas. Mas, acima de tudo, deve estar o trabalho em favor da dignidade humana a ser preservada, promovida e, quando necessário resgata.
Sabemos que a produção e o trágico de drogas tornaram hoje um grande negócio e, portanto, interferem na política e na cultura de nosso povo. O problema passou a ser estrutural atingindo um grande número de pessoas, e é, na verdade, mundial. Assim sendo, passa a ser um fenômeno sociocultural e complexo o uso de drogas, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Temos consciência de que ainda é pouco o que sabemos sobre o uso das drogas, intimamente ligado aos padrões culturais de cada sociedade. Em algumas, elas se enquadram num contexto ritual, como entre certos povos indígenas; noutras, são inseridas em procedimentos médicos, como nas sociedades moderna, e, em ambos os casos, seus efeitos nocivos são contrabalançados pelo controle social. Quando, ao contrário, o consumo de drogas escapa ao controle sociocultural tornando-as acessíveis a qualquer pessoa (até as crianças e adolescentes), seus efeitos podem ser mortíferos. Isto porque existem variados tipos de drogas: licitas (livremente produzidas e comercializada, exemplo: fumo e álcool); semilicitas (distribuídas somente sob prescrição médica); ilícitas (cuja produção, comercialização e consumo constituem infrações legais). Porque todas são substâncias cujo consumo traz sempre algum tipo de dano à pessoa ou à sociedade e, por essa razão, devem ser de alguma forma combatida ou controlada.
Biologicamente a adolescência é um período marcado por mudanças e curiosidades sobre o mundo que existe além da família e representa um momento especial de querer ser diferente e nesse a droga exerce forte atrativo. Dessa forma, se faz necessária neste período uma educação preventiva que envolva o educando (crianças, adolescentes e jovens), educadores, família, governantes, instituições governamentais, ONGs, instituições não-governamentais, enfim a comunidade como todo, para uma política educativa de conscientização de seus efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos seus aspectos: físico, psíquico, moral, cognitivo e social.
O norte deste projeto é a luta pela valorização da vida, em que a criança, o adolescente e o jovem possam se espelhar na pessoa de Jesus Cristo e ver o próximo com o olhar do MESTRE. Assim sendo capazes de construir um mundo, onde o ser humano encontre a felicidade sem ter que ir buscar nas drogas um prazer ilusório.


JUSTIFICATIVA
O Projeto de Prevenção Diga não ás Drogas sobre o Olhar do Mestre, surgiu após o término do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). O curso suscitou a necessidade de um maior acompanhamento com crianças, adolescentes e jovens que se deixam envolver com o mundo das drogas, muitas vezes por falta de conhecimento de seus efeitos maléficos tanto nos aspectos físicos, psíquicos, sociais, educacionais e morais.
Assim sendo, esse projeto em sua ação preventiva, tem como meta se estender a comunidade que apresenta situações de riscos e mostra um percentual elevado de pessoas (crianças, adolescentes, jovens, adultos e principalmente turistas estrangeiros) envolvidas com drogas licitas e ilícitas como: tabaco, álcool, maconha, cocaína, cracke ..., e outras
misturas.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA
O Fundo do Desenvolvimento da Educação (FUNDESCOLA) percebeu a necessidade de mais uma escola pública na sede do município de São Miguel do Gostoso. Este projeto do Governo Federal através do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), veio através do convênio 840059/2006 – 840036/2007, atender a demanda mediante o crescimento populacional deste município. Este convênio tem por objetivo executar ações do Programa Fundo de Fortalecimento da Escola, visando à construção de prédios escolares. Assim sendo, iniciou-se a construção da obra com a ordem de serviço em 25/05/2007. Com previsão para o término em 31/12/2007. Valor da obra R$ 63.194.480,00.
Enquanto a obra andava, na câmara de vereadores do município, tramitava um requerimento Nº 030/2007, da vereadora Francisca Pinheiro Gomes, que solicitava ao presidente e demais vereadores, que a escola recebesse o nome da Professora Ana Ribeiro Barbosa (in memoriam), uma vez que sua história retratava dedicação e formação de jovens. Sendo também poetisa, escritora e folclorista, deixando sua contribuição para propagação da cultura local. Aceito por todos; a escola foi agraciada com o nome da professora homenageada in memoriam.
Em 02 de Janeiro de 2008 a escola é aberta para a comunidade de São Miguel do Gostoso. Neste período o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, Governo do Estado, a Professora Wilma Maria de Faria, Secretário de Educação e da Cultura do Estado, Ruy Pereira dos Santos (in memoriam) e Prefeito do Município Miguel Rodrigues Teixeira. A escola recebe como diretora a Professora Francisca Irani de Oliveira e como Vice-diretora Vanilza Barbosa da Silva. Conta hoje com uma clientela de 661 educandos e 53 funcionários (professores e ASG’s). Apesar de estar em funcionamento desde 2008 (três anos atrás), a referida escola ainda não foi inaugurada pelas autoridades competentes.


Estrutura Física
06 salas de aula;
01 sala de leitura;
01 sala para professores;
01 secretaria;
01 direção;
01 almoxarifado;
01 sala de informática;
01 cozinha;
01 dispensa / 01 setor de merenda e 01 banheiro para funcionários – ASG;
02 banheiros para alunos – 01 feminino e 01 masculino;
02 banheiros para professores – 01 feminino e 01 masculino;
01 quadra poliesportiva;
01 pátio de recreação.
Condições da estrutura da escola
A Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa iniciou seus trabalhos educativos em Março de 2008. A mesma só conta com três anos de funcionamento. Assim sendo, as condições são as melhores.
Este ano de 2011 a escola conta com o seguinte quadro de educandos e funcionários:
ü Turno Matutino funciona na Escola Ana Ribeiro, a Educação Infantil, com 150 educandos. A Escola não comporta o número de educandos matriculados, sendo necessário anexá-los a Escola Estadual Olímpia Teixeira, ocupando 08 salas de aulas com 240 educandos e estes a faixa etária é entre 11 e 16 anos.
ü Turno Vespertino funciona com 137 alunos na faixa etária entre 6 a 12 anos.
ü Turno Noturno funciona com 136 alunos na faixa etária entre 12 e 19 anos.
A Escola conta com o quadro de 53 funcionários, sendo 12 ASG’s e 28 professores, entre estes, estão 02 coordenadores pedagógicos, 01 coordenador de disciplina, 01 vice-diretor e 01 diretor, e 03 secretários escolares, escalados 01 para cada turno.
A realidade socioeconômica das famílias dos educandos que formam os quadros dos turnos: matutino, vespertino e noturno, da Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa, se encontra parcialmente distribuída da seguinte forma: 97% pertence a classe de baixa renda e são incluso na Bolsa Escola, Programa do Governo Federal; 2% pertence a classe média; e 1% pertence a classe média “alta”.
O projeto político pedagógico (PPP), se encontra em desenvolvimento. Todavia, em contato direto com o coordenador pedagógico nos é concedida a abertura de participar dos planejamentos bimestrais, onde há inteiração do tema do Projeto com as disciplinas que se depuseram a trabalhar com o mesmo.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
ü Mobilizar a comunidade educativa e a sociedade local mediante campanhas de alertas e palestras que explane de forma nítida o grave e complexo problema das drogas, que arruína milhares de vidas e afeta profundamente as estruturas da célula mãe (família).
Objetivos Específicos:
ü Contribuir para que a comunidade educativa e a sociedade local sejam mais sensíveis ao complexo problema das drogas, às suas vítimas é as suas danosas consequências.
ü Desenvolver a espontaneidade e a auto- estima dos educandos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
ü Incentivar amplo movimento de solidariedade para manter viva a esperança das vítimas diretas das drogas, divulgando iniciativas já existentes e estimulando novas.
ü Reconhecer a necessidade de uma ação integrada e integradora da escola com as famílias no trabalho de prevenção.


ü Mostrar a importância do testemunho não deixando se envolver com o fumo, álcool, maconha, lança perfume, cracke e outras, pois o professor é um exemplo para os educandos e a sociedade.
ü Sensibilizar os educadores sobre os danos maléficos que as drogas causam nos aspectos físicos, psíquicos, morais, cognitivos e sociais.
ü Compreender a família como responsável pelo processo inicial de socialização do indivíduo.
METODOLOGIA
            A metodologia empregada para a consecução deste projeto será desenvolvida a partir dos seguintes passos:
O primeiro passo consiste na apresentação do projeto a comunidade educativa. Esta dar-se-á de forma macro, enfocando o complexo problema das drogas na escola x sociedade local. O encontro está previsto para o dia 25 de março de 2011, as 8:30 h, na Escola Municipal Professora Ana Ribeiro Barbosa, e contará com a participação do corpo discente, docente e administrativo. Esta explanação estará sobre a responsabilidade da professora coordenadora deste projeto Maria de Lourdes Félix.
O segundo passo consiste na forma de como será executado o projeto dentro das seguintes disciplinas: português, as professoras Joseane Melo da Cruz Araujo, turno matutino, e Keyla Maria Souza Silva, turno noturno, trabalharão textos, interpretações, redações, músicas (Skank, rap, etc) e filmes relacionados aos temas; matemática, os professores Nailton Miguel da Silva, turno matutino, e Nivaldo Batista de Oliveira, turno noturno, trabalharão com pesquisas e destas extraem conteúdos: quantidades, medidas, porcentagem, soma, divisão, subtração, equação e problemas interpretativos; geografia, as professoras Maria Edimária Alves Martins, turno matutino, e Maria da Conceição Modesto, turno noturno, trabalharão: países, regiões, estados, cidades e comunidades onde o índice das drogas são elevados; história, a professora Simone Fonseca Silveira, turno matutino, trabalhará a história da agricultura nas comunidades primitivas, a origem das drogas licitas e ilícitas; ciências, o professor Edimilson Costa, turno matutino, trabalhará os efeitos das drogas frente a saúde física e mental; inglês, o professor Elias Luiz de França, turno matutino, trabalhará textos e interpretações de musicas que abordem o tema do projeto em relação a saúde; educação física, o professor Jorge Aluízio Dantas, turno matutino e noturno, trabalhará o esporte como meio de incentivo ao não envolvimento com as drogas; ensino religioso, a professora Maria de Lourdes Felix, turno matutino, trabalhará as virtudes, os valores, os efeitos causados pela droga para com a saúde e a moral, a dignidade do ser humano, etc. artes com professora supracitada, trabalhará de forma lúdica e teatral textos que venham contribuir para a conscientização do jovem se ver como agente transformador desta realidade problemática.
Terceiro passo consiste na abertura e participação no desenvolvimento e nas estratégias do projeto à comunidade educativa, a comunidade local e as famílias dos educandos, com atividades periódicas, como:
Ø  Primeira etapaintegração com a secretaria de saúde, onde haverá palestras com os seguintes temas: Liberdade x Drogas; Família, drogas, como agir?; Jovens, chamados a mudar a realidade. Estas palestras se realizará no pátio da Escola Estadual Olímpia Teixeira, e serão executadas pelo Padre da comunidade local, a Secretaria de Ação Social e o Secretário de Saúde. A cada palestra executada o professor responsável por sua turma avaliará a participação do educando através do seu comportamento e relatórios com os pontos que os mesmos considerarem relevantes. Estes trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios de cada disciplina e serão retomados na culminância. Esta atividade tem como objetivo conhecer as conseqüências danosas e mortíferas que as drogas causam na vida dos usuários.
Ø  Segunda etapaserá realizada uma pesquisa de campo. Esta coordenada pelo professor responsável pelas turmas dos 7ºs ano. Estes educando em número de dois por turma, irá entrevistar o secretario de saúde e um membro do conselho tutelar, quanto as suas ações, inteirações e projetos com problema gritante na sociedade local, as drogas. Realizar-se-á a pesquisa no Centro de Múltiplo Uso entre os dias 25 e 27 de março. O resultado das pesquisas serão expostos para as demais turmas que irão sugerir medidas através de debates com membros destes órgãos entrevistados, medidas estas que facilitem a propagação dos efeitos danosos do uso indevido das drogas. Os educandos em grupos de 04 componentes, juntamente com o professor responsável, farão visitas a duas famílias que convivem com usuários de drogas. Estes convidarão as famílias a se entregarem ao projeto da escola, para que conheça melhor o assunto e saibam lidar com o mesmo. Esta visita resultará em um relatório que valerá nota a critério de cada disciplina e estes será exposto na culminância. Esta atividade apresenta os seguintes objetivos: conhecer a situação de crianças, jovens, adultos e idosos em relação às drogas; identificar na história de cada indivíduo as relações entre o uso de drogas, pobreza e exclusão social.
Ø  Terceira etapaintegrar a Secretaria de Ação Social. Os educandos do 8º ano em grupo de 05 componentes pesquisarão junto à secretaria suas ações, projetos e trabalhos que a Ação Social desenvolveu, estar desenvolvendo e irá desenvolver, junto a comunidade para que esta venha conscientizar as famílias, os jovens, os adolescentes e as crianças dos efeitos maléficos que as drogas causam no ser. Esta pesquisa será exposta para as turmas dos  e 9º anos. Dessa forma, os educandos tomam ciência dos trabalhos sociais e se suscitar o desejo se engajarão nos mesmos. Serão avaliados pela organização e nitidez dos conteúdos expostos. Valerá nota a critério de cada disciplina. Esta atividade tem como objetivo mostrar ao adolescente e ao jovem a importância do serviço social frente à complexa problemática das drogas e suas vitimas.
Ao término da terceira etapa em 20/09/2011, a coordenadora do projeto Maria de Lourdes Félix avaliará juntamente com os professores o desenvolvimento do mesmo.
Ø  Quarta etapaexposição. Realizar-se-á em 02/12/2011, sendo esta a culminância do projeto. Os  ano ficarão responsáveis juntamente com os professores de ciências, português e história pelas confecções dos murais com bases nas pesquisas já realizadas nas etapas anteriores, que serão expostas nas salas de aulas da escola estadual Olímpia Teixeira, por ser a mesma anexo da escola municipal professora Ana Ribeiro Barbosa e sua localização de fácil acesso a comunidade; os ano pelas peças teatrais. O roteiro das peças serão elaboradas pelas professoras de artes, história e educando da série em questão; geografia o figurino da peça. Esta será apresentada no pátio da Escola Estadual Olímpia Teixeira, para os pais, educadores, educandos e comunidade em geral. Serão avaliados pela organização, participação e desenvoltura. Na sala de leitura o 8º ano juntamente com os professores responsáveis: inglês e matemática, enfocarão o tema do projeto através de filmes que retratam a realidade dentro e fora da escola. Os filmes em debates na exposição serão: Meu nome não Johnny, 2008. Direção: Mauro Lima; Eu, Cristiane F., 13 anos, drogada e prostituída, 1981. Direção: Uli Edel. O contador de histórias (Roberto Carlos Ramos). Ao final de cada filme o grupo lança questionamentos ao publico participante provocando-os para que venham interagir e contribuir com suas ideias.  Os educandos serão avaliados pela criatividade das perguntas e pelo relato escrito dos participantes. O 9º ano, os educandos responsáveis juntamente com a professora de ensino religioso pelo o tema da palestra final deste projeto “O homem é uma obra preciosa aos olhos de Deus. Então, por que as drogas?” Os educandos serão avaliados pela participação na palestra e pela desenvoltura na Celebração Ecumênica que encerrará este projeto “Diga não as Drogas sobre o Olhar do Mestre” em 2011. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa e sociedade local da necessidade de uma política de prevenção ao o uso indevido de drogas.
Quarto passo consiste em matérias necessários como: Data Show, Vídeo, tinta para impressora, papel ofício, papel madeira, papel camuça, cartolinas comuns e guaches, tesouras, fitas adesivas, cola quente, branca, isopor e griter, hidrocor e pilotos.
Quinto passo consiste em abranger o publico alvo que é formado pela comunidade educativa x família.
Sexto e último passo consiste em poder contar com o apoio de recursos humanos existentes em nosso município, como: profissionais da saúde, membros da PM, membros do Conselho Tutelar, comunidade educativa e famílias dos
educandos.     



APOIO E ORIENTAÇÃO
Secretaria Nacional Anti-Drogas (SENAD)
Universidade de Brasília (Curso de Capacitação a Distância - UNB)





CRONOGRAMA
Evento
25/03
04/04
25/05
02/08
20/09
02/12
Apresentação do Projeto à Comunidade Educativa
X





Início das atividades

X




Pesquisa Empírica (coleta de dados)


X



Apresentação dos resultados da pesquisa



X


Avaliação semestral do desenvolvimento do Projeto




X

Culminância com exposição aberta ao público





X


AVALIAÇÃO
Deverá acontecer continuamente durante todo processo de desenvolvimento das atividades baseadas em critérios pré-estabelecidos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este projeto desenvolvido na comunidade educativa e aberto a sociedade local, esperamos que pessoas, escola e famílias, diante da relevância e nitidez dos conteúdos apresentados venham conscientiza-se dos eleitos maléficos causados pelo uso indevido das drogas.
 
 REFERÊNCIAS

ü  Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Aula 15. Tema: Fortalecendo a Escola na Comunidade. p. 254-255.

ü  Manual da Campanha da Fraternidade – 2001/

ü  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Manual da Campanha da Fraternidade – 2001/
ü   São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 2001.

ü  Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas do Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário